Diário de 6 de setembro
Só um detalhe... não atente para a provável falta de atualidade dos fatos. Se você olhar a data em que a crônica foi escrita, vai ver que ela é do ano passado... o que não a torna menos próxima temporariamente...



Hoje, indo para casa, algo me chamou atenção: crianças voltando da escola, sozinhas ou com seus pais, todas em tons de Brasil: o rosto pintado em verde e amarelo, bandeirinha na mão, fitinha no peito... manifestações diversas, mas sempre o verde e amarelo...

Ah! Tá explicado. Amanhã é sete de setembro! E como é feriado, não haverá aula e hoje é dia de iludir as criancinhas. Até imagino o discurso da professora:
"Amanhã é um dia muito importante. Há 185 anos, o forte, bom e corajoso Dom Pedro, no seu belo cavalo foi às margens do Ipiranga, desembainhou sua espada, ergueu-a bravamente e gritou 'Independência ou Morte!!!', tirando o Brasil do domínio de Portugal e nos encaminhando para a Liberdade!"

Ao ouvir esse discurso, apelo para uma velha frase da minha avó: "esse veneno é bom..." Essa mentira é doce... E chego à conclusão que amanhã verei crianças, jovens, adultos, todos diante da sua TV, mão no peito, contando o hino nacional e acompanhando uma cerimônia qualquer que esteja acontecendo em Brasília.

Eu me revoltarei. Não há mentira maior no país que o nosso hino nacional. Pôr a mão no peito para cantá-lo? Isso me revolta...

Será impossível pensar em malas, cuecas, CPI's, olhara para uma bandeira em que está escrito "Ordem e Progresso" e não ficar chocado com a contradição que há nessas coisas.

Amanhã vestirei luto. Me cansarei desse patriotismo falso de olimpíadas e copas do mundo.
E sei que, quando estiver nas ruas, gritando um grito de excluídos, alguém irá perguntar o por que do meu preto, em vez de um verde e amarelo, como todo mundo.

E responderei que é pelo mesmo motivo que todo mundo: amo meu país... e não quero vê-lo na morte da exclusão, da pobreza e da mentira.

Enquanto os falsos patriotas estiverem por aí, eu me resumirei em revolta.

06/09/2007


Veja também:
  • A crônica "Independência ou Liberalidade!!!" e a palhaçada do feriado, no Audácia Crítica
Marcadores: |
1 Response
  1. arrasaaaaaa!
    diga SIM ao grito dos excluídos... :D
    Adorei até o bom humor com que você escreveu o texto.
    Ano retrasado participei de uma passeata em vitória nessa data querida para 'comemorarmos' a Independência do Brasil!
    ordem e progresso, sempre!! haha

    ótimo demais
    é isso ae.. mantendo sempre a visão crítica das coisas ;)

    bjos, até mais.