Aos amigos bêbados...


Bêbados são interessantes.

Descobri que chega a ser um exercício filosófico o ato de parar e admirar bêbados. Dá pra aprender muita coisa com eles.

Bêbados são sinceros. "O que a sobriedade esconde, a embriaguez revela", já dizia um professoar que tive. E o que a sobriedade esconde é o calor humano, o abraço, o carinho, tão escondidos pela frieza dos últimos tempos. Por vezes, bêbados são chatos, é bem verdade. Ninguém aguenta aquele cheiro de cerveja (na melhor das hipóteses) fumegando na cara o tempo todo, e bem pertinho... bem pertinho mesmo... nos agarram num abraço de que é difícil sair... quase impossível, eu diria.

Mas que são sinceros, não se pode negar.

A bebida os faz revelar a loucura escondida, reprimida em todos nós pelas "regrinhas sociais". Mas bêbados se lembram de regras? Apenas fazem e dizem tudo o que lhes vem à cabeça, crianças grandes, despreocupadas e felizes.

Bêbados são tão interessantes, que ninguém, nunca, ficou indiferente a um deles. Causam risos, raiva, nojo, solidariedade, amizade, cuidado e até mesmo tudo isso junto.

Bêbados não receiam dizer que amam. Pergunte a qualquer pessoa "normal" se ela ama os seus amigos. A resposta será positiva. Pergunte então quantas vezes ele já expressou isso. Provavelmente nunca. Se já, talvez não se lembre, por ter bebido algumas a mais na ocasião. Bêbados, repito, não receiam dizer que amam. E se dizem, amam masmo.

Enfim, descobri que sou um fã de bêbados, apesar de nem sempre ser um deles. Todos deveriam, pelo menos um dia, beber um pouco menos para admirá-los por um tempo. São engraçados... e ensinam muito, apesar de não parecer...

Quanto aos médicos, mães preocupadas e pais puritanos que alertarão que bebidas não fazem bem, gostaria de dizer que sei disso. Mas sei também que a vida oferece muito mais com que se "embriagar": a liberdade, as amizades verdadeiras, o amor, as paixões, o simples desejo de ser feliz.

Bebidas fazem mal... mas de bêbados, todos deveríamos ter um pouquinho. Para tentar resolver o impasse, então, fica um conselho:

Embriaguemo-nos de Vida!!!

07/06/2008, às 00:24hs, durante uma festa cheia de amigos bêbados...

Marcadores: |